A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), como se sabe, é um documento obrigatório para qualquer cidadão que desempenhe qualquer tipo de serviço remunerado, quer seja na indústria ou no comércio, quer seja na agricultura ou na pecuária. Até mesmo o desempenho de atividades de natureza doméstica requerem o documento da Carteira de Trabalho.
Com o crescimento da demanda pela emissão do documento e visando modernizar o acesso às informações relativas à vida laboral, o Ministério do Trabalho lançou 2 iniciativas para de fato facilitar a vida do trabalhador, reduzindo a carga burocrática.
Carteira de Trabalho Digital
Essa ferramenta recentemente lançada pelo Ministério do Trabalho, a princípio, não substitui a Carteira de Trabalho impressa, de modo que lhe serve apenas como uma extensão. O serviço pode ser acessado através de um aplicativo para celular disponível nos sistemas operacionais iOS e Android. O aplicativo permite ao cidadão a consulta de todo o seu histórico de trabalho, disponível nas informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho. A consulta só é possível graças à integração de vários bancos de dados do governo federal por meio do aplicativo.
O acesso à Carteira de Trabalho Digital é mais fácil para quem já tem cadastro no sistema cidadão.br ou no Sine Fácil, sendo que o login e a senha dessas plataformas pode ser usado para entrar no App.
O principal objetivo do aplicativo é a maior agilidade no processo de solicitação do documento impresso e a maior facilidade no acesso às informações laborais. Além disso, o App Carteira de Trabalho Digital também conta com outros benefícios colaterais, tais como o desafogamento das redes de atendimento físicas e a integração mais eficiente dos bancos de dados do Ministério do Trabalho.
Agendamento online
A outra iniciativa do Ministério do Trabalho se traduz no sistema de agendamento carteira de trabalho. Hoje em dia, o cidadão pode agendar um horário para atendimento por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, sendo que é apenas necessário informar o número do CPF. Contudo, é importante lembrar que outros documentos devem ser fornecidos por ocasião do atendimento na unidade física.
Nem todos os municípios brasileiros tem esse serviço disponibilizado. Na maioria das cidades brasileiras, especialmente as menores no interior do país, a emissão da Carteira de Trabalho é feita em Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou outro órgão definido pela Prefeitura. Nesses casos, o atendimento costuma ser por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento online, ao contrário do que acontece nas grandes cidades, onde a demanda é maior.