A dor de dente é um mal-estar que pode ter muitas razões e intensidades: em certos pacientes, trata-se apenas de um incômodo leve, enquanto outros podem ter dores tão intensas que se espalham pela cabeça e requerem um analgésico.
Resolver esse problema não é simples quanto tomar um remedio para dor de dente: é preciso saber a sua causa e trata-la. Contudo, há algumas formas de amenizar a dor enquanto não se pode ir ao dentista ou mesmo durante o tratamento.
Para começar, é necessário saber o que pode ocasionar essa dor e um dos motivos é a doença periodontal, ou seja, a doença na gengiva.
Quando ela sangra, inflama ou fica inchada, é sinal de que pode haver um problema periodontal e o dentista deve fazer um exame: além da dor de dente, esse tipo de doença pode fazer com que eles caiam.
Também se pode ter essa dor por causa de algum trauma; isso pode acontecer durante a prática de esportes ou mesmo no dia a dia, batendo a boca em algum lugar.
Nesse caso, o impacto vai causar uma mortificação e não costuma ser preocupante: se não houver sangramentos ou amolecimento do dente, é só esperar que a região se recupere.
É claro que as cáries também respondem por vários dos casos de dor de dente e quanto mais profunda ela é, pior pode ser a dor.
Mais uma justificativa é a retração gengival: a gengiva “sobe” e deixa uma parte maior do dente descoberta, até mesmo a raiz, que é muito sensível.
Como tratar a dor de dente
Primeiro, é importante que o indivíduo vá ao dentista o mais rápido possível: várias doenças dentárias podem ser revertidas quando cuidadas em tempo hábil.
Até a consulta, porém, pode-se fazer uso de dipirona: além de ser um analgésico, ela impedirá que o paciente tenha febre, o que pode acontecer em certos casos de dor de dente.
Também se pode diminuir a dor fazendo um bochecho de água salgada: como ela tem função antisséptica, vai retirar da boca qualquer bactéria que esteja causando a dor.
Outro bochecho eficiente é de chá de macela e própolis: além de também ser antisséptico, ele é um analgésico natural bem poderoso.
O paciente tem de fazer o chá de macela, colocá-lo em uma xícara e adicionar cinco gotas de própolis.
Algumas dores de dente podem ser justificadas por resíduos de alimento e, por isso, fazer a escovação e passar o fio dental é importante.
Ressalta-se que a escova de dente precisa ser macia e que aquelas de cerdas duras podem ser as causadoras de problemas gengivais e, consequentemente, de dor.
Sensibilidade pode provocar nos dentes
Outra razão para o dente doer é a sensibilidade, que é notada quando o paciente bebe ou come algo muito quente ou muito gelado.
Nesses casos, pode-se fazer uso de enxaguante e de pastas especiais para quem tem sensibilidade e, se isso não for suficiente para eliminar a dor, pode-se fazer um procedimento dentário: utiliza-se flúor para que a superfície fique menos acessível.