Todos nós sabíamos que o futuro Chevrolet Corvette ZR1 com 1.064 cavalos de potência seria incrivelmente rápido.
Com um número de potência tão impressionante, ultrapassar os 300 ou 320 km/h era praticamente garantido, mas a verdadeira questão era: até onde ele poderia chegar? Agora, temos a resposta.
O presidente da General Motors, Mark Reuss, levou o Corvette de motor central a impressionantes 375 km/h (233 mph) durante um teste em uma pista na Alemanha.
Essa velocidade máxima foi registrada como uma média em dois sentidos, nas retas norte e sul da pista de testes Automotive Testing Papenburg’s High-Speed Oval Track.
O mais importante é que, segundo a GM, não foi um caso isolado. Cinco engenheiros também superaram a marca de 370 km/h com os dois veículos de teste do Corvette ZR1 presentes no local.
Os detalhes da façanha revelam que o carro utilizou o modo especialmente desenvolvido para alta velocidade, o “Top Speed Mode”, atingindo os 375 km/h no limite de giro em sexta marcha, com um engenheiro no banco do passageiro.
A GM afirma que o carro estava em configuração totalmente original de fábrica, com o pacote aerodinâmico padrão e pneus Michelin Pilot Sport 4S montados em rodas de alumínio.
O modo de condução utilizado ajusta os sistemas de controle do chassi para alcançar a velocidade máxima, sendo projetado exclusivamente para rodar em pistas fechadas — o único ambiente onde velocidades tão extremas são permitidas e seguras.
“Na verdade, não achávamos que 375 km/h era possível”, confessou Chris Barber, engenheiro-chefe de desenvolvimento do Corvette ZR1, após o teste.
“Isso faz parte do motivo pelo qual todos ficaram tão empolgados. Não só atingimos o alvo, mas superamos. Isso mostra a confiança que o carro transmite, como foi fácil para nós fazer algo que parece insano.”
Segundo Barber, o fato de Mark Reuss estar ao volante aumentou ainda mais a emoção da equipe. “Nós já fizemos coisas incríveis, mas eu nunca vi o grupo tão eufórico. Ter Mark tão envolvido demonstra a importância do que isso significa. É algo realmente histórico.”
O Corvette ZR1 já era o carro de produção americano com motor V8 mais potente, graças ao motor LT7 de 5,5 litros e virabrequim plano com dois turbos BorgWarner — os maiores já instalados em um carro à venda ao público.
Agora, após as provas na pista de Papenburg, ele se firma como o carro mais rápido abaixo da marca de US$ 1 milhão.
Embora a Chevrolet ainda não tenha anunciado oficialmente o preço do ZR1, estima-se que ele fique entre US$ 180.000 e US$ 200.000 (R$ 900 mil a R$ 1 milhão), isso lá nos Estados Unidos, é claro.
Não é barato, mas considerando a performance, esse carro está longe de ser comum.