A criação de uma conta poupança ajuda bastante as pessoas que precisam guardar dinheiro e que sabem que, se ele ficar à disposição, acabará sendo gasto.
Além disso, esse é um tipo de investimento: mesmo que seja pouco, a poupança tem rendimentos, se o titular não fizer saque por longos períodos.
Regras da conta Poupança da Caixa
Existe um saldo mínimo para que a conta poupança da Caixa esteja disponível, mas ele é simbólico: R$ 0,01. Os correntistas têm a opção de fazer os depósitos que puderem, sem ser exigida uma quantia mínima: isso permite que o titular da conta possa colocar nela mesmo valores baixos, o que é melhor do que não poupar nada.
Não existem descontos por causa da taxa de administração, já que ela é inexistente, bem como o limite de resgate.
Mais um benefício de ser um poupador da Caixa é que não são cobrados IOF e nem imposto de renda. Pessoas que têm restrições no nome também podem abrir essa poupança.
Porém, é preciso que o CPF esteja regularizado: pode haver dívida, mas ele não pode estar cancelado e nem suspenso.
Abrir uma poupança na Caixa
A melhor maneira de abrir uma conta desse tipo é indo à agência da Caixa, que funciona de segunda a sexta, entre as 10h e as 16h.
Se o interessado não tem vínculo nenhum com esse banco, pode ir à agência que preferir e os documentos necessários são:
- CPF;
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência.
Para os três documentos acima, o cidadão terá de levar o original e uma cópia. É obrigatório que o documento de identidade tenha foto e que o comprovante de residência seja dos últimos dois ou três meses.
Já na Caixa Econômica Federal, a pessoa precisará solicitar ao atendente uma senha e aguardar. Se a documentação não apresentar problemas, a conta poupança fica pronta imediatamente e já é permitido fazer depósitos.
Para quem não tem comprovante de residência, a solução é abrir a Poupança Fácil, para a qual são pedidos apenas os demais documentos. Essa é uma poupança igual à anterior, mas tem limite de movimentação mais baixo.
Como usar a conta poupança da Caixa?
Os correntistas podem fazer saques e depósitos usando os correspondentes Caixa, o autoatendimento ou o atendimento no caixa. Também podem fazer transferências e retirar saldo/extrato utilizando o Internet Banking, além de consultar saldo fgts cpf, se for o caso.
Para o atendimento no caixa ou nos correspondentes do banco, o correntista precisará do seu cartão e do documento de identidade.
Para uso do terminal de autoatendimento, a pessoa terá de levar cartão magnético e possuir uma senha. Quando esse cartão é entregue pelos Correios, o seu envelope tem as devidas instruções sobre como desbloqueá-lo e como cadastrar uma senha.
Para utilizar o Internet Banking, é preciso:
- Acessar o site oficial da Caixa;
- Clicar em “Acessar minha conta”;
- Colocar o nome de usuário;
- Determinar o tipo de correntista;
- Clicar em “continuar”;
- Quem acessar o Internet Banking da Caixa pela primeira vez deve clicar em “Cadastrar”.