Nos últimos tempos, o setor automobilístico da China tem passado por mudanças significativas. Os fabricantes de carros elétricos (EV) chineses, como BYD e Xpeng, estão ganhando cada vez mais destaque, desafiando a supremacia das montadoras estrangeiras no país.
Desafios para montadoras estrangeiras
Na segunda-feira (2), a Volkswagen anunciou a possibilidade de fechar fábricas na Alemanha como parte de uma estratégia para cortar custos. A montadora alemã registrou uma queda de mais de 25% em suas vendas na China, que é seu maior mercado, totalizando 1,34 milhão de unidades no primeiro semestre deste ano.
Além disso, a Volkswagen perdeu a posição de marca mais vendida na China para a BYD, após liderar o mercado desde pelo menos 2000.
A Ford e a General Motors também estão encontrando dificuldades no mercado chinês. A participação das montadoras estrangeiras nas vendas de veículos na China despencou de 53% em julho de 2022 para 33% em julho de 2023, conforme a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Por outro lado, a participação das marcas chinesas cresceu de 47% para 67% no mesmo período.
Os lucros das montadoras na China estão em xeque. A receita das joint ventures da Toyota na China caiu 73% no último trimestre, enquanto a GM enfrentou perdas trimestrais consecutivas e viu suas vendas reduzirem para 2,1 milhões de unidades no ano passado, metade do pico alcançado em 2017.
Revolução dos veículos elétricos
O avanço dos fabricantes chineses de EVs está reconfigurando o mercado. A entrada da Tesla na China, com a produção local do Model 3 em Xangai, impactou significativamente, mudando a percepção dos consumidores sobre carros elétricos e intensificando a demanda.
A BYD, por exemplo, comercializou 3,02 milhões de veículos globalmente em 2023, um aumento de 62% em comparação com 2022.
Enquanto isso, a Volkswagen entregou 1,02 milhão de veículos elétricos e híbridos plug-in, e a Tesla vendeu 1,8 milhão de veículos completamente elétricos.
Impacto global e estratégias de expansão
As exportações de veículos da China expandiram mais de 60% no último ano, somando mais de 4 milhões de unidades, posicionando a China como a principal exportadora de carros do mundo.
Montadoras chinesas estão ampliando sua presença internacional, com planos de inaugurar fábricas na Tailândia e Hungria, além da aquisição da distribuidora alemã Hedin Electric pela BYD.
As montadoras globais estão se adaptando a essa mudança por meio de parcerias locais e investimentos estratégicos. A Volkswagen adquiriu uma participação de 5% na Xpeng, enquanto a Stellantis comprou uma fatia de 20% na Leapmotor, com intenções de comercializar os veículos da fabricante chinesa na Europa.
O mercado automotivo global está evoluindo rapidamente diante das novas dinâmicas impostas pelos fabricantes de veículos elétricos chineses, os quais estão se consolidando como o novo epicentro da indústria automobilística mundial.
Com informações de Hanna Ziady, da CNN, de Londres